php shell hacklink php shell seo instagram takipçi satın al

“A inovação e a alta tecnologia fazem parte do DNA da Petronas” | Pellegrino - Conte com nossa gente

“A inovação e a alta tecnologia fazem parte do DNA da Petronas”

“A inovação e a alta tecnologia fazem parte do DNA da Petronas”

19/07/2018
O diretor executivo da companhia no Brasil, Adilson Guimarães Capanema, comenta o trabalho feito junto aos engenheiros da equipe de Lewis Hamilton/Mercedes para projetar e customizar novos lubrificantes que combatem o aquecimento do motor, melhorando sua confiabilidade
 
Por Paulo Carneiro
 
REVISTA PELLEGRINO A Petronas tem uma forte presença no mercado, particularmente no segmento de lubrificantes. Qual é o market share no Brasil e quais são os planos de crescimento nesse setor específico?
 
ADILSON CAPANEMA A Petronas Lubrificantes Brasil encerrou 2017 com 11,4% de participação nas vendas, em quarto lugar. A estratégia de crescimento passa pela aproximação com o distribuidor, apoio no PDV [Ponto de Venda] e preços competitivos, além de lançamento de novos produtos.
 
RP Quais são os diferenciais dos lubrificantes da marca, independentemente das especificações?
 
CAPANEMA A inovação e a alta tecnologia fazem parte do DNA da Petronas. Seu principal diferencial está na produção de lubrificantes de alta qualidade e no compromisso de atender as demandas de cada usuário. O objetivo é oferecer o produto certo para cada necessidade.
 
RP O desempenho do Syntium é avaliado a partir de testes na Fórmula-1. Como é feita a troca de informações entre engenheiros e pilotos? Qual o papel do Lewis Hamilton como consultor?
 
CAPANEMA Os engenheiros da Petronas trabalharam lado a lado com a equipe para projetar e customizar novos combustíveis que dão mais potência, e lubrificantes que combatem o aquecimento do motor, melhorando a sua confiabilidade. O que é visto hoje nas ruas, em relação aos nossos produtos, é o trabalho que foi feito com a Mercedes. O resultado desse trabalho é levado para os nossos produtos, que agora estão disponíveis para os nossos clientes em todo o mundo. Hoje, os lubrificantes da Petronas podem ser adquiridos em mais de 85 países ao redor do mundo. Por falar em Lewis Hamilton, destaco que ele foi contratado como consultor técnico de desempenho e embaixador global da marca Petronas Syntium. Isso consolidou a relação da marca com o automobilismo e valorizou nosso posicionamento junto ao mercado de consumidor.
 
RP A parceria com a equipe Mercedes-Benz AMG projeta uma nova geração de lubrificantes. Em que medida a tecnologia das pistas chega ao consumidor comum?
 
CAPANEMA O sucesso para as necessidades dos motores, tanto dentro quanto fora das pistas, encontra-se no Petronas Fluid Technology Solutions™ (FTS). É uma abordagem inteligente aos requisitos de lubrificantes que maximizam desempenho por meio de produtos e serviços personalizados, além de conhecimentos e informações importantes que permitem o desenvolvimento de combustíveis e lubrificantes em laboratório, pistas, ruas e estradas.
 
RP O Selènia é um dos produtos mais destacados para a linha de veículos leves. Qual é a estratégia de divulgação do produto, que tradicionalmente é recomendado pela Fiat?
 
CAPANEMA A marca Selènia é uma das mais fortes do mercado brasileiro não apenas por sua qualidade e vanguarda no desenvolvimento de produtos, mas também pela relação de longa data com a Fiat. A sua estratégia é continuar suportando as inovações tecnológicas que a Fiat realiza, sempre proporcionando o melhor e mais personalizado lubrificante possível, fazendo com que os motores Fiat tenham sempre máximo desempenho e prolongando sua vida útil.
 
RP Quais são as projeções da empresa para linha Syntium Moto, considerando o crescimento do mercado de motos no país?
 
CAPANEMA A linha Syntium Moto está sendo substituída pela marca global Petronas Sprinta. Com essa nova marca, vem junto sua exclusiva tecnologia FlexitechTM, que melhora a estabilidade do lubrificante mesmo em condições severas, deixando sua motocicleta com a performance ideal até a próxima troca. Além de um portfólio totalmente renovado para atender as necessidades. O Petronas Sprinta possui as principais homologações do mercado, cobrindo praticamente as necessidades de lubrificante de motor de motocicletas. As projeções são as melhores possíveis, pois ainda estamos na fase de introdução dessa nova marca, que está sendo trabalhada no mundo todo. Esta é a aposta da Petronas para o futuro do mercado de motocicletas.
 
RP O Urania K foi lançado com o objetivo de atender as rigorosas solicitações da linha pesada. Qual tem sido a resposta no mercado brasileiro?
 
CAPANEMA No caso desse produto, a resposta não poderia ser melhor. Além de ser um produto único e diferenciado nesse mercado, o Petronas Urania K é 100% sintético e com um pacote de aditivos também diferenciados, garantindo não apenas a extensão de troca, mas também a preservação da vida útil dos componentes essenciais do motor, prologando, assim, a vida útil dos veículos pesados. É com esse intuito, com investimento em tecnologia, que a Petronas se prepara para o futuro.
 
RP A empresa investiu cerca de R$ 180 milhões na ampliação da fábrica de Contagem, em Minas Gerais. Qual é a capacidade de produção dessa unidade? Qual o volume destinado à exportação?
 
CAPANEMA A planta de Contagem possui capacidade instalada de 220 milhões de litros por ano. Cerca de 8,0% das vendas atualmente são destinadas à exportação, com tendência de crescimento.
 
RP Como funciona a logística de distribuição a partir de Contagem? Quantos são e como operam os escritórios regionais?
 
CAPANEMA Além da planta em Contagem, a Petronas tem mais quatro centros de distribuição espalhados pelo país, nas cidades de Contagem (MG), Curitiba (PR), Recife (PE) e São Paulo (SP). Esses centros completam a alta capacidade logística, permitindo a distribuição para as vendas domésticas e as vendas para o mercado de exportação.
 
RP Como funciona a política de responsabilidade ambiental? Como a empresa emprega no país sua ampla experiência internacional na área?
 
CAPANEMA A Petronas possui uma Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente que está baseada em ações relacionadas à proteção ambiental e em que suas operações não prejudiquem clientes, funcionários, contratados e vizinhos. A empresa cuida para que tudo esteja de acordo com a legislação vigente nos países em que opera. A experiência que temos em nossas outras plantas e negócios de outros países é empregada no Brasil, através de processos, equipamentos e conhecimento que também replicamos em nossas operações.
 
Adilson Capanema
 
RAIO-X PETRONAS
 
Fundada em 2008, a Petronas Lubricants International produz e comercializa uma gama completa de lubrificantes automotivos e industriais de alta qualidade, em mais de 100 mercados em todo o mundo.
Produtos: lubrificantes automotivos, para motos e industriais
Operação: com sede em Kuala Lumpur, capital da Malásia, tem mais de 30 instalações em 27 países, gerenciadas através das unidades regionais em Pequim, Turim, Belo Horizonte, Chicago e Durban
Colaboradores: 400 no Brasil 
Mais informações:
www.pli-petronas.com/br