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Henkel: ganhar market share como parceiro nº 1 em confiabilidade | Pellegrino - Conte com nossa gente

Henkel: ganhar market share como parceiro nº 1 em confiabilidade

Henkel: ganhar market share como parceiro nº 1 em confiabilidade

04/10/2017

Henkel: ganhar market share como parceiro nº 1 em confiabilidade

 

Gerente de Vendas para divisão de Veículo, Reparação e Manutenção da Henkel, Wander Machado, aposta no setor de reparação automotiva, principalmente em se tratando de veículos de alto valor agregado, como no segmento agrícola, que tem optado pela manutenção preventiva

 

Por Paulo Carneiro

 

REVISTA PELLEGRINO Como o Sr. analisa a atual situação do aftermarket no Brasil? Quais são as projeções da Loctite para o setor nos próximos anos?

WANDER MACHADO Eu vejo que o mercado tem reagido timidamente, mas nesses momentos é que encontramos novas oportunidades para o setor de reparação automotiva. Acredito muito na reparação como opção na hora em que é preciso decidir entre comprar um veículo novo ou reparar o usado. Principalmente se o veículo for de alto valor agregado, como no segmento agrícola. Muitas empresas preferem, hoje, fazer suas manutenções preventivas para assegurar sua colheita e não ter surpresas de última hora.

 

RP De que forma a empresa pesquisa e elabora soluções para a área de reparação? Como se dá o diálogo da Loctite com o aftermarket?

WANDER A Henkel possui centros de excelência ao redor do mundo e estamos sempre atentos às novas tendências do mercado. Também acompanhamos as inovações de tecnologias que dão suporte ao OES (OES Original Equipment Service) e, obviamente, buscamos estender para o mercado do aftermarket como garantia de fábrica. Nosso objetivo é sempre ganhar market share, levando mais valor para os negócios de nossos clientes, com uma solução exclusiva e diferenciada, sendo o parceiro número um em termos de confiabilidade.

 

RP Alguns produtos exigem cuidados especiais a fim de garantir a eficácia na aplicação. A Loctite mantém cursos e treinamentos exclusivos na área de reparação automotiva?

WANDER Como já falei, nosso bom relacionamento com o mercado de aftermarket se dá em todos os sentidos. Temos, inclusive, uma parceria com o Senai, em São Paulo, para capacitação de profissionais de todo o país. Oferecemos não apenas os materiais utilizados como também já preparamos livros sobre reparação automotiva. Atualmente, estamos investindo em uma nova sala, exclusiva para aulas teóricas e práticas, na unidade do Ipiranga. A inauguração deve acontecer até o final do ano e marcará um avanço em nossa iniciativa na área de capacitação.

 

RP As juntas líquidas para motor e câmbio são cada vez mais utilizadas na indústria automotiva. Quais são os produtos da Loctite baseados nessa tecnologia?

WANDER Os silicones e anaeróbicos são as nossas tecnologias mais utilizadas. Como temos uma tecnologia adequada para cada solicitação, o ideal é que os interessados nos procurem, porque temos condições de dar todo o suporte necessário com a nossa equipe técnica. Os nossos produtos são encontrados normalmente na nossa rede de distribuição e contamos ainda com os nossos Centros de Tecnologia e Laboratórios, onde testamos e aprovamos todas as aplicações dos nossos produtos.

 

RP Além das redes sociais, quais são os principais meios de relacionamento com lojistas e reparadores? É possível manter um contato personalizado atualmente?

WANDER Como empresa líder em tecnologia de adesivos, selantes e tratamentos de superfícies, mantemos um estreito contato com lojistas e reparadores também por meio de publicações especializadas para o segmento do aftermarket. Buscamos adequar as nossas comunicações de acordo com cada público para que a informação chegue sempre de forma clara e transparente. Outro importante canal disponibilizado pela Henkel é o atendimento aos clientes pelo número 0800 882 1547, disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou pelo e-mail tecnico.industrialag@henkel.com.

 

RP A Loctite sempre esteve presente nas competições da Stock Car e outros eventos esportivos. Qual é a relação entre a tecnologia das pistas e a usada pelo motorista comum?

WANDER Sempre buscamos estar presentes, seja no formato de patrocínio ou de parcerias, e isso vem acontecendo nos últimos anos. O nosso objetivo não é apenas a promoção da nossa marca, mas mostrar ao motorista do dia a dia que ele também utiliza em seu carro as mesmas tecnologias testadas e aprovadas nessas competições, com soluções de alta tecnologia e confiabilidade de uma empresa com mais de 142 anos de mercado.

 

RP Num país de dimensões continentais, o que é feito no sentido de garantir a presença da marca em praticamente todas as regiões? De que forma os distribuidores contribuem para isso?

WANDER Não existe um segredo, mas muito trabalho. A Henkel está presente em quase todas as partes do país devido ao trabalho conjunto do time que internamente desenvolve e produz soluções inovadoras e de uma equipe de vendas altamente capacitada para propor soluções que ofereçam ganhos aos nossos consumidores. Dessa forma, destaco como fundamental a parceria com a nossa rede de distribuição. Temos muito orgulho de manter esse relacionamento por tantos anos, em um negócio onde a confiança é palavra-chave. Quando lidamos com vidas, a solução a ser buscada não deve ser por meio do preço mais baixo, mas sempre do produto mais confiável e eficaz. Os produtos Loctite, da Henkel, possuem alta performance, têm suporte de equipe altamente qualificada e marca consagrada.

 

RP A Henkel mantém o programa Pró-ativa, cujo objetivo é melhorar a qualidade da reparação das frotas. Em que consiste o projeto e quais são os resultados efetivos?

WANDER O programa tem como objetivo manter o veículo em condições de trabalho por meio de manutenção periódica, revisão planejada dos veículos, manutenção preventiva, reparação de avarias periodicamente e suporte aos mecânicos. Com esses procedimentos, temos como resultado final a redução do tempo ocioso das frotas, a redução dos custos operacionais e a melhoria do planejamento e da produtividade. Temos um know how de muitos anos nesse mercado e com esse programa, o que permite aos nossos clientes, com essa programação, obter reduções de tempo e de custos de forma organizada.

 

RAIO-X HENKEL

 

Produtos (marca Loctite): adesivos, selantes e tratamento de superfície. A Henkel também atua com adesivos voltados para o consumidor final, com marcas como Pritt, Cascola, Loctite Super Bonder. Além disso, a empresa também conta no Brasil com a marca Schwarzkopf Professional, para cosméticos profissionais

Faturamento (2016): 18,6 bilhões de euros no mundo

Operações no mundo: presente em 140 países

Operações no Brasil: plantas em Itapevi, Diadema e Jundiaí (SP) e escritório central na Lapa, São Paulo

Colaboradores: 50 mil no mundo, dos quais cerca de 950 no Brasil

Mais informações:

www.henkel.com.br