LIÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

LIÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

06/05/2015

O proprietário da Tozzo Bombas Injetoras, de Vilhena (RO), faz questão de divulgar suas ações sociais para servir de exemplo para outras empresas e pessoas da comunidade.

Por Rosiane Moro

 
Com 30 anos de vida, a Tozzo Bombas Injetoras, de Vilhena, em Rondônia, já passou por muitos altos e baixos do mercado, viu alterações radicais no cenário político, presenciou o avanço da tecnologia e acompanhou de perto as mudanças no comportamento do consu­midor. O que eles ainda não viram é uma transformação significativa no cenário social do país. Éramos e ainda somos o continente com maior desigualdade social do mun­do, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Como a gestão pública não dá conta de reverter a situação sozinha, a colaboração e o envolvimento de empresas privadas tornam-se imprescindíveis para amenizar as consequências dessa dura realidade.
 
Ciente de seu papel como empresa social, a Tozzo Bombas Injetoras faz questão de participar desse movimento social, colaborando com várias instituições ao mesmo tempo. “Preferimos diversificar a nossa colaboração contribuindo com várias entidades. Ajudamos desde crianças carentes até idosos e dependentes químicos. O importante é ajudar os menos favorecidos”, declara o gerente comercial, Maurício Tozzo.
 
A Tozzo Bombas Injetoras colabora mensalmente com a Trindade Santa, um centro de recuperação para dependentes químicos. Também participa com doações ao leilão anual do Hospital do Câncer de Barretos (SP), faz contribuições eventuais para o Lar dos Idosos, para a APAE e para a Casa do Caminho de Amparo à Criança e ao Adolescente, todos localizados em Vilhena. Ao contrário de muitas empresas que gostam de manter o nome no anonimato, a Tozzo Bombas Injetoras faz questão de divulgar suas ações sociais. “Não é marketing. É uma forma de incentivo, de exemplo, para as outras pessoas e empresas colaborarem com essas entidades também”, explica.
 
Empresa cidadã
Vilhena é a cidade que possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado. Mesmo assim, enfrenta diversos problemas sociais. “As igrejas em geral são bem atuantes, mas faltam colaborações para reforçar essas ações”, adverte. Por esse motivo, a Tozzo Bombas Injetoras participa das campanhas feitas por várias entidades da cidade, como Lojas Maçônicas e Rotary Clube, que distribuem cestas básicas e outros materiais de primeira necessidade.
O olhar da empresa não está voltado apenas para o público externo. Em caso de necessidade, os funcionários também podem contar com o suporte dela. “O bem estar da nossa equipe é fundamental”, finaliza.