Schaeffler, preparada para atender demandas do futuro

Schaeffler, preparada para atender demandas do futuro

15/07/2019

Por Paulo Carneiro

Segundo Rubens Campos, Vice-Presidente Sênior Aftermarket Automotivo - Schaeffler América do Sul, a reposição herdará um amplo pacote de soluções em termos de eletrificação, híbridos e autônomos.

REVISTA PELLEGRINO A Schaeffler acaba de lançar no país o REPXPERT online, marca global da empresa no mercado de reposição. Qual é o objetivo dessa plataforma?

RUBENS CAMPOS Um dos grandes focos da Schaeffler é oferecer capacitação técnica para que o usuário final possa usufruir ao máximo dos benefícios oferecidos pelas marcas LuK, INA e FAG. Foi para isso que lançamos o REPXPERT, objetivando manter o reparador sempre atualizado. Seu menu de navegação é simples, com mecanismo de busca inteligente, que leva os usuários às informações que desejam de maneira rápida e direcionada. Uma das vantagens é o acesso ao catálogo online, vinculado ao portfólio completo, com todos os produtos das marcas LuK, INA e FAG.

Seja para atualizações de produtos ou instruções de instalação, com apenas alguns cliques, os profissionais do setor podem encontrar tudo o que precisam para o seu trabalho diário. Complementando ainda mais as funcionalidades do REPXPERT, as oficinas, distribuidores, organizações de suporte técnico e escolas de mecânicos encontrarão no portal o programa de treinamento do Aftermarket Automotivo, disponibilizado através de vídeos e materiais técnicos. Para se cadastrar, basta acessar o site https://www.repxpert.com.br/.

RP Em experiência recente, a empresa lançou o LuK GearBOX, que engloba um conjunto de rolamentos, vedações, o’rings em uma única caixa. Quais são os diferenciais do produto?

CAMPOS O LuK GearbOX garante mais facilidade, economia de tempo e rentabilidade às oficinas mecânicas. Para desenvolver o produto, a Schaeffler promoveu uma análise sistemática das transmissões manuais para identificação das falhas típicas em cada uma delas. Como resultado, cada LuK GearBOX traz uma solução de reparação específica, que reúne componentes para substituição de peças desgastadas, como também contêm os elementos necessários para consertar a maioria das falhas. Esses são os componentes que operam sob as condições mais difíceis e devem ser substituídos cada vez que uma transmissão precisa de reparos.

RP A empresa acaba de lançar a embreagem Dupla a Seco, também com essa proposta de facilitar a manutenção. O que o produto oferece em termos de avanço?

CAMPOS Vamos lá: o LuK RepSet 2CT é uma solução completa que reúne o conjunto de Dupla Embreagem e todos os componentes necessários para a substituição total do equipamento, como garfos de acionamento, rolamentos, calços, parafusos etc. A empresa comercializa também um Kit de Ferramenta Especial para montagem e desmontagem do sistema. Outro atributo importante desse produto é que ele proporciona mais conforto ao motorista e redução do consumo de combustível em até 10%. A Schaeffler é a única empresa no mundo a fornecer essa solução inovadora ao mercado de reposição independente.

RP A falsificação de produtos de marcas conceituadas ainda prolifera em alguns pontos do país. Como funciona o sistema de verificação de autenticidade da Schaeffler?

CAMPOS Trata-se, sem dúvida, de um desafio, mas existem algumas formas de identificar um produto falsificado. A embalagem, por exemplo, tem design diferenciado e uma etiqueta para leitura de QRCode, bem como selo holográfico. O produto em si também apresenta uma gravação de QR-Code. Só produtos originais contam com a confiabilidade de uma empresa que é líder global em vários segmentos automotivos e industriais. Isso significa garantia de fábrica, completa assistência técnica e a certeza de que o produto não se danificará em virtude de materiais fora das especificações corretas. Em caso de suspeita, os clientes e reparadores podem entrar em contato com o SAC da empresa por meio do telefone: 0800 11 10 29.

RP O mercado passa por rápidas mudanças, com a chegada dos veículos autônomos, elétricos e híbridos. Em sua opinião, como o Aftermarket se adaptará à nova era?

CAMPOS A Schaeffler conta com uma estratégia global chamada Mobility for tomorrow, que visa justamente atender as demandas do futuro. Como dispõe de três divisões de negócios (Industrial, Automotivo OE e Aftermarket Automotivo), o know-how é compartilhado entre todas essas divisões, ou seja, já estamos desenvolvendo ativamente soluções para o Automotivo OE no que diz respeito à eletrificação, híbridos, autônomos. O Aftermarket “herda” todo esse conhecimento e está pronto para atender também as demandas que vão surgir nessa nova era da reposição.

RP De que forma a tradição em powertrain está sendo passada para a mobilidade elétrica?

CAMPOS A empresa desenvolve todo o powertrain da equipe Audi Sport ABT Schaeffler e na temporada atual (2018/2019), fora os dois pilotos da escuderia Audi Sport ABT Schaeffler, os pilotos da Envision Virgin Racing também contam com a nossa tecnologia. Um exemplo de como as corridas funcionam como laboratório é o veículo conceitual “Schaeffler 4ePerformance”, que mostra como a tecnologia é transferida do automobilismo esportivo para veículos de série. O veículo teste é totalmente elétrico e alimentado por quatro motores de Fórmula E, com uma potência total de 880 kW.

RP Quais foram os resultados da Schaeffler, no Aftermarket, nos primeiros meses do ano e quais são as projeções para este ano?

CAMPOS O desempenho do Aftermarket nesses primeiros meses foi positivo, dentro do esperado pela empresa. Nossa expectativa é de um crescimento contínuo nos próximos meses, ficando acima do resultado de 2018.

RP A empresa completou 60 anos de atividades no Brasil em 2018. Qual a importância do mercado brasileiro de reposição nesse contexto?

CAMPOS O Aftermarket tem um papel muito importante dentro dos negócios da Schaeffler na América do Sul, pois abastecemos não somente o Brasil, como também outros países. Temos ampliado constantemente nosso portfólio conforme a demanda do mercado. O Aftermarket tem mudado bastante e a Schaeffler está acompanhando isso, tanto que lançamos no Brasil o portal REPXPERT, como já dissemos, e inauguramos um Centro de Treinamento em nossa planta, em Sorocaba, para oferecer ainda mais serviços aos nossos clientes.

 

RAIO-X

SCHAEFFLER

O Grupo Schaeffler faturou aproximadamente 14,2 bilhões de euros em 2018. Com cerca de 92.500 empregados, a Schaeffler é uma das maiores empresas familiares do mundo. Está presente em cerca de 170 localidades em mais de 50 países. É a segunda empresa mais inovadora da Alemanha, com mais de 2.400 registros de patentes em 2018.

Mais informações:

https://www.schaeffler.com.br