Coisas que atrapalham o seu processo de aprendizagem

Coisas que atrapalham o seu processo de aprendizagem

15/07/2019

 

Por Flávio Moura

 

Muitas pessoas comentam comigo que, depois de algum tempo, é comum esquecerem a maior parte – ou quase tudo – daquilo que aprendem em cursos, livros ou filmes.

Isso acontece porque algumas coisas afetam o processo de aprendizagem. Em especial, três delas podem estar impactando de forma negativa o seu desenvolvimento:

 

1. Desatenção

Você já se deu conta da quantidade de informação que recebe ao longo de um único dia? Para lidar com tamanha sobrecarga o seu cérebro possui um filtro para saber o que reter e o que descartar. Por isso, se você começa a ler um livro e se permite ser interrompido constantemente pelos ruídos que o cercam (mensagens de celular, notificações de aplicativos e telefonemas, por exemplo), ele entende que aquela leitura não é importante e joga fora o que estava aprendendo.

Quando existe essa dificuldade de manter o foco, é necessário saber priorizar. E, caso seja necessário, fique offline por um tempo para manter a atenção plena naquilo que está fazendo.

 

2. Desmotivação e falta de prática

Atletas de alta performance nos ensinam que, se quisermos nos tornar bons em alguma coisa, precisamos treinar muito. Uma frase do multicampeão olímpico Usain Bolt expressa muito bem isso: “Eu treinei quatro anos para correr apenas nove segundos. Tem gente que treina dois meses, não vê resultado e já desiste”.

Se você não consegue gostar de ler, uma dica que dou é: descubra qual estilo literário mais o agrada e reserve apenas 15 minutos do seu dia para se dedicar a esse tipo de conteúdo. Com o passar do tempo, aquilo que hoje é obrigação se tornará um prazeroso hábito, que o fará aprender mais e mais.

 

3. Ausência de método

E por último, escolha um método que o ajude a executar o que planejou. Lembre-se que existem muitas metodologias, então, como saber qual é a melhor? Colocando-as em prática até encontrar algo que se adapte a você, à sua rotina e aos objetivos que você busca.

Cada pessoa possui um ritmo e não existem fórmulas universais. Contudo, algo que geralmente funciona muito bem para quase todo mundo é o princípio “lição dada, lição revisada”. Ou seja, se participou de um treinamento hoje, revise o conteúdo logo que chegar em casa. Dessa forma você vai mostrar ao seu cérebro que esse conteúdo é importante, ajudando-o a registrar o que lhe foi ensinado.

Como vimos, não existe milagre para se aprender mais rápido e melhor. Se você estiver motivado, praticar aquilo que precisa ser absorvido, mantiver a sua concentração e revisar no curto prazo o que acabou de estudar, será bem-sucedido. Pense nisso!

 

Flávio Moura é palestrante e consultor empresarial com grande experiência em Formação de Lideranças e Gerenciamento Operacional, é mestre em Ensino, possui especializações em Estratégia Empresarial e Empreendedorismo, bem como em Engenharia da Produção e Logística.

Além disso, apresenta-se em grandes eventos nacionais, como o CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento), é comentarista convidado de programas de TV e atua como professor em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino.

www.caputconsultoria.com.br

flavio@caputconsultoria.com.br