Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

Turbo: da Fórmula 1 aos campeões da estrada

Could not connect to Mailchimp

Turbo: da Fórmula 1 aos campeões da estrada

29/05/2018
Entenda como funciona esse equipamento adicionado aos motores de combustão interna para torná-los mais eficientes, mais potentes e econômicos, além de menos poluentes
 
Por Paulo Carneiro
 
A tecnologia dos turbocompressores já foi privilégio de carros esportivos, mas atualmente está presente em todas as linhas, garantindo bons resultados também a ônibus, caminhões e outros campeões da estrada. Não é à toa que todos incorporam os benefícios oferecidos pelo equipamento, a começar pela alta potência e o torque muito superior, além de diminuir a emissão de gases poluentes. Embora exija cuidados específicos na manutenção, seu funcionamento nada tem de complicado ou de inacessível.
 
De acordo com o gerente de vendas da Master Power, Gerson Ribeiro, o turbocompressor tem a função de enviar uma maior quantidade de ar atmosférico para o motor, aproveitando a energia térmica gerada pelos gases do escapamento, a fim de movimentar um eixo equipado com rotores em suas extremidades. “A parte responsável por receber os gases de escapamento, ou seja, a parte quente, é composta pela carcaça de turbina e pelo rotor de turbina”, explica. “Já a parte responsável por aspirar, comprimir e impulsionar o ar atmosférico para o motor, a parte fria, é composta pela carcaça e pelo rotor do compressor”, diz. “Os gases de escapamento são utilizados para acionar o rotor de turbina, que, por estar ligado ao rotor do compressor pelo mesmo eixo, faz com que esses rotores girem na mesma rotação. Dessa maneira, o rotor do compressor aspira o ar atmosférico, que será comprimido e enviado sob alta pressão ao motor.” De acordo com o profissional, esse suprimento de ar proporciona motores mais eficientes, mais potentes e econômicos em relação aos não turbinados.
 
Segundo Gerson, a maioria dos modelos de ônibus e caminhões já sai da montadora com o equipamento, mas sua instalação no aftermarket é relativamente fácil. “Antes, porém, é necessário conhecer a correta identificação do tipo a ser aplicado, o que pode ser feito através do site da Master Power no endereço www.masterpower.com.br”, afirma. “Este é um meio ágil e seguro para identificar o correto modelo do turbo a ser aplicado, consultar aplicações de outros produtos de nosso portfólio, consultar informações técnicas e específicas sobre os produtos, converter a numeração de outros fabricantes em números Master Power e verificar o produto consultado através de fotos em alta resolução.”
 
Entre os cuidados básicos a serem tomados no momento da instalação, ele destaca a troca do filtro e do óleo lubrificante, a verificação do perfeito funcionamento e pressão da bomba de óleo lubrificante, a troca de filtro de ar, limpeza e verificação completa do sistema de admissão e escape e a correta aplicação do jogo de juntas. “Também é importante não utilizar colas ou demais artefatos que possam comprometer o bom funcionamento da peça, e verificar as condições do sistema de alimentação de combustível.”

 
Troca de óleo: rigor
Em nome do bom funcionamento, o profissional da Master Power recomenda ao motorista que respeite religiosamente os períodos determinados pelo fabricante para a troca de óleo. Segundo ele, a má lubrificação, decorrente de baixa pressão ou falta de óleo, gera atrito e superaquecimento, provocando desgaste nos mancais e aumentando as folgas do conjunto rotativo.
 
Segundo Gerson, desde 2001 a Master Power oferece um programa de treinamento, com a formação de mais de 2 mil profissionais nessa área em todo o período, além de cerca de 10 mil que acompanharam as palestras técnicas. “Todos os anos a Master Power disponibiliza em seu calendário dez edições do Treinamento Técnico Sobre Turbocompressores - Nível Básico, para a rede autorizada; e duas edições do treinamento comercial, exclusivo para distribuidores”, afirma. “Para o segundo semestre deste ano, iremos inovar com o início do Treinamento Técnico Sobre Turbocompressores - Nível Avançado.” Segundo ele, a empresa oferece ainda uma série de treinamentos itinerantes, em formato compacto, para clientes e parceiros, atendendo às necessidades e demandas de cada região.
 
De acordo com o gerente de vendas, a Master Power está sempre atualizada em relação ao mercado graças à atuação do centro de pesquisa e desenvolvimento, onde estão alocados toda parte de criação, engenharia e os equipamentos de testes de novos produtos. “Nessas instalações são projetadas as peças que futuramente estarão disponíveis para os nossos clientes no mercado”, diz. “A atualização é fruto de um intenso trabalho de pesquisa sobre os futuros projetos, tendências e demandas mundiais de veículos e turbos.” Segundo ele, a empresa exporta para mais de 60 países, “uma razão a mais para acompanhar o interesse global em relação aos produtos da marca.”
 
SAIBA MAIS
MASTER POWER
0800 5102136