Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

Master Power: mercado do turbo acelera nos próximos 15 anos

Could not connect to Mailchimp

Master Power: mercado do turbo acelera nos próximos 15 anos

29/05/2018

Segundo o diretor comercial Ricardo Borghetti, a previsão da empresa é repetir em 2018 o crescimento de 20% registrado em 2017

Por Paulo Carneiro

REVISTA PELLEGRINO Como o Sr. analisa a situação do aftermarket no país, considerando a queda na venda de veículos novos e o envelhecimento da frota?
RICARDO BORGHETTI Tratando-se de turbos, e analisando especificamente o Brasil, a queda nas vendas de veículos novos refletiu no aquecimento da manutenção, gerando novas demandas. O fato é que o mercado de aftermarket vai crescer significativamente em função da necessidade de renovação da frota em geral, da venda de mais picapes e SUVs diesel e gasolina, e principalmente com a entrada de automóveis ciclo Otto equipados com turbo. Estudamos o mercado de forma a afirmar que nos próximos 10 a 15 anos, no mínimo, o turbo será um dos produtos que terá sua curva de consumo aumentada significativamente a cada ano.
 
RP Qual foi o desempenho da empresa em 2017 e o que se espera para 2018?
BORGHETTI No mercado interno crescemos 20% em 2017, e nossa previsão é de repetirmos este mesmo crescimento em 2018.
 
RP A Master Power está presente desde o Quênia aos Estados Unidos, assim como na Alemanha, Turquia e muitos outros países em todos os continentes. Como funciona essa rede e sua logística? Quais são os planos de crescimento na área internacional?
BORGHETTI De fato, a empresa tem distribuidores diretos em mais de 50 países em todos os continentes, os quais mantêm estoque e fazem a logística interna em suas respectivas áreas. Trabalhamos o mercado externo de forma sistemática independentemente de variação cambial. Nosso crescimento nesses mercados acontece através de novas aplicações agregadas continuamente ao nosso mix de produtos. Todos os anos participamos de feiras internacionais, e em 2018 estaremos presentes na Alemanha, Dubai, África do Sul e Colômbia, buscando novos mercados.
 
RP Também no mercado interno a Master Power tem uma ampla rede de apoio, com distribuidores diesel, postos car service e centros de serviço. Como é mantida e fortalecida essa relação com o aplicador e o varejista?
BORGHETTI Este é um trabalho contínuo de vital importância para o crescimento da marca no mercado brasileiro. Defendemos uma política comercial bastante clara, respeitando e fortalecendo nossa rede, assim como mantemos um programa de treinamentos técnicos e comerciais que é aprimorado a cada ano.
 
RP De que forma a rede de distribuidores também atua como uma espécie de ligação entre a Master Power e o mercado?
BORGHETTI A rede de distribuidores nos conecta diretamente ao mercado, além de distribuir nossos produtos com uma contínua troca de informações comerciais e técnicas. É uma interação valiosa.
 
RP Como funcionam os cursos de atualização e treinamento? É possível atender à demanda ou tem fila de espera?
BORGHETTI Oferecemos capacitação ao mercado desde 2001 e desde então já formamos em nossa sede 2.000 profissionais e mais 10 mil pessoas assistiram às nossas palestras técnicas. Todos os anos a Master Power disponibiliza em seu calendário 10 edições do Treinamento Técnico Sobre Turbocompressores - Nível Básico exclusivo para a rede autorizada e duas edições do Treinamento Comercial exclusivo para distribuidores durante o ano. Para o segundo semestre de 2018, iremos inovar lançando o Treinamento Técnico sobre Turbocompressores - Nível Avançado. Além desses, organizamos uma série de treinamentos itinerantes, em formato compacto, para clientes e parceiros, conforme necessidade e demanda das regiões.
 
RP A Master Power é líder no mercado de reposição de turbos diesel. Quais são os planos de investimento para manter e consolidar a posição?
BORGHETTI Vamos manter nossa rede de distribuição e de serviços forte e coesa, preparando-a para os desafios comerciais do mercado, bem como para as novas tecnologias. Internamente, continuaremos investindo em capacitação e em tecnologia no parque fabril de forma a acelerar o desenvolvimento de novas aplicações.
 
RP A empresa adota o conceito inovador de verticalização da produção a fim de monitorar a qualidade do produto. Na prática, como isso funciona?
BORGHETTI Trabalhamos com a produção verticalizada em turbos. Ou seja, praticamente não compramos componentes prontos, apenas matérias-primas, como ferro gusa, alumínio, barras de aço, titânio, inconel e bronze. Iniciamos na área de pesquisa e desenvolvimento de novos projetos, fabricamos nossos próprios ferramentais para a fundição de ferro fundido, fundição de alumínio, plaster molding para rotores de compressor em alumínio, fundição de precisão (microfusão) de aços especiais para rotores de turbina. Além de todos os processos de usinagem de todos os componentes, montagem e testes. Isso nos proporciona dominar todas as tecnologias envolvidas na fabricação de um turbo de ponta a ponta.
 
RP A tecnologia automotiva passa por uma evolução acelerada, principalmente na linha pesada, com as normas de controle ambiental. Nesse contexto, qual é o papel do novo centro de pesquisa e desenvolvimento, inaugurado no ano passado?
BORGHETTI A inauguração do nosso novo centro de pesquisa e desenvolvimento, juntamente ao novo equipamento Gas Stand Bench, tem nos proporcionado agilidade e confiabilidade para atender o desenvolvimento das novas e modernas demandas em turbos. Seu papel é de suma importância.
 
RP A tendência do mercado revela a chegada de novos modelos com turbocompressor, inclusive em carros com motores menores. Como o Sr. analisa esse quadro de mudanças?
BORGHETTI Estamos atentos à movimentação do mercado, bem como aos modelos na linha leve que saem de fábrica já equipados com turbocompressor. Nossas equipes internas e externas acompanham as tendências para que possamos atender as demandas com precisão e a alta tecnologia que caracteriza a Master Power.
 
RP Como a empresa se prepara a fim de atender a essa variedade de solicitações no aftermarket?
BORGHETTI Conseguimos atender a todos porque diversificamos constantemente nossa linha e temos o maior catálogo do mercado, com produtos de qualidade e perfeita compatibilidade. No momento em que identificamos a necessidade, iniciamos projetos de criação para que sejam desenvolvidos os protótipos da peça.
 
 
RAIO-X MASTER POWER
 
A Master Power, criada em 1966, é uma fabricante genuinamente brasileira direcionada ao desenvolvimento e produção de turbos a partir de tecnologia própria alinhada com padrões internacionais de qualidade em produtos, processos e serviços.
Produtos: turbocompressores
Operação: planta em São Marcos (RS)
Colaboradores: 300 

Mais informações: www.masterpower.com.br