Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

Espeto de rojão

Espeto de rojão

29/05/2018
Prato mais tradicional de Capão Bonito é perfeito para comemorar a parceria de sucesso dos sócios da União Auto Center

Por Rosiane Moro
 
De um lado, Gilberto Souto, mecânico experiente com passagem por oficinas de reparos de automóveis e máquinas florestais. Do outro, Ivan Antonio de Souza, empresário do ramo de panificação em busca de uma rotina de trabalho mais branda. Entre os dois, um amigo em comum. Assim nasceu, em maio de 2013, a União Auto Center, de Capão Bonito, no interior de São Paulo. No início, a empresa funcionava apenas como oficina mecânica, porém o estoque de peças fortemente abastecido para atender a demanda dos clientes fez com que os proprietários almejassem a ampliação dos negócios com uma loja de autopeças. “Nossa cidade tem várias oficinas, porém poucas autopeças. O mercado também estava aquecido e tínhamos espaço ocioso. Então, foi preciso apenas boa vontade para implementar o novo projeto”, conta Gilberto. Não demorou muito para os sócios abrirem também uma filial da oficina mecânica.
 
Locadoras de automóveis
O forte dos clientes da União Auto Center são as locadoras de automóveis, uma vez que a região produtora de eucaliptos sedia empresas de grande porte. “Nossa maior dificuldade é encontrar mão de obra especializada”, ressalta Souto. Como a cidade não possui escolas técnicas, a saída foi juntar em um time profissionais experientes com jovens aprendizes.
Para ele, a receita de sucesso está na oferta de mão de obra especializada, na variedade de peças e no ponto instalado em local de bastante movimento. Ingredientes perfeitos para serem comemorados com o prato mais famoso da região, um generoso espeto de carne suína carinhosamente batizado de rojão.


 
Ingredientes
» 1 kg de pernil suíno moído
» 3 colheres (sopa) de farinha de milho
» 2 colheres (sopa) de cebola bem picada
» 2 colheres (sopa) de vinagre
» 1 ovo
» Cheiro-verde fresco, sal e pimenta-do-reino a gosto
» Espetos de eucalipto
» Barbante de algodão para amarrar
» 3 folhas de hortelã
» 1 maço de salsinha picada
 
Preparo
Misture os ingredientes, um de cada vez, até obter uma mistura homogênea. Deixe a massa descansar na geladeira por 1 hora. Quando estiver firme, modele nos espetos e finalize amarrando a carne com barbante, para ficar bem presa na madeira e não desmanchar. Coloque o espeto na churrasqueira, a uma altura de 1 m do fogo, por aproximadamente 1 hora, sempre virando o rojão para assar uniformemente. Acompanha arroz, virado de feijão, couve e salada. Rendimento: 5 espetos.