Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

Valeu a pena. 2018 pode valer muito mais

Could not connect to Mailchimp

Valeu a pena. 2018 pode valer muito mais

07/02/2018

Por Antonio Carlos

Valeu a pena você acreditar em si próprio e no negócio que construiu ao longo de anos e dedicar-se a ele em 2017 como se nada de mais importante houvesse a fazer nesta vida.


Evidentemente, quem sempre fez a lição de casa, mantendo a empresa planejada, arrumada e pronta para qualquer parada, passou pelas turbulências do último período com um pouco mais de tranquilidade. Mas mesmo quem não tem o salutar e indispensável hábito de detalhar no papel cada passo a ser dado pela empresa, sempre de olho nos movimentos do mercado, felizmente acabou se saindo muito melhor do que imaginava ser possível tempos atrás. Em parte, é claro, pelo bom desempenho da reposição como um todo.


Bem, o fato que chama a atenção aqui é que se alguém tinha alguma dúvida se valeria a pena apostar em seu empreendimento, já pode pôr de vez o pessimismo de lado, adentrar 2018 com o pé direito e fazer de tudo para, se for o caso, deixar a casa em ordem e mais preparada para enfrentar novos desafios.


Quem, na condição de liderança, acompanhou de dentro do olho do furacão todos os trancos de nossa economia nos últimos tempos certamente não quererá passar por isso novamente. Mas vamos combinar que, como toda moeda tem dois lados, essa história toda teve também um lado muito positivo, que foi o de apressar o amadurecimento de nossos empresários. Caso contrário, não seria possível sobreviver no mercado.


Nesse período, muitos empresários aprenderam importantes lições de gestão; mais maduros, tiveram força e coragem para tomar decisões difíceis que vinham sendo postergadas, como o corte de itens supérfluos e o enxugamento do quadro, quando necessário. Assim como tiveram coragem de seguir adiante.


Temos dois anos pela frente até o país alcançar a tão sonhada estabilidade –vislumbrada para 2020. É o tempo de que necessitamos para avaliar o que passou, projetar como desejamos que tudo seja daqui por diante e pôr a mão na massa para que efetivamente assim o seja.


Não é hora de baixar a guarda. Mas, convenhamos, depois de tudo o que enfrentamos nos últimos anos, bem que merecemos desfrutar de um pouco de sossego e paz de espírito ao lado daqueles que amamos.


Nós, da Pellegrino, do fundo de nossos corações, desejamos a cada um de nossos parceiros –fornecedores, clientes e colaboradores– que 2018 seja um ano repleto de harmonia e felicidade.