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Fluidos e aditivos

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Fluidos e aditivos

07/02/2018

Quem tem de ficar de olho no produto certo e na hora da troca ou reposição é o motorista mais usual do veículo

 

Por Paulo Carneiro

Na hora de abastecer, ninguém escapa à pregação dos frentistas nos postos de combustíveis, querendo, a todo custo, checar o óleo e a água, enquanto a bomba registra o fluxo da gasolina em direção ao tanque. Embora a iniciativa tenha seu lado positivo, na realidade cabe ao próprio motorista ficar atento à situação destes e outros líquidos que circulam no veículo. Nesse sentido, é tarefa obrigatória conhecer a variedade e a sofisticação dos fluidos e aditivos antes de escolher o produto adequado às suas necessidades.

Fluidos


 


O coordenador de produtos para freios da Bosch, Vinícius Maran, afirma que a meta da empresa é trabalhar no desenvolvimento de fluidos que garantam a frenagem mais segura, oferecendo os melhores resultados. “Os produtos atendem às normas definidas por órgãos regulamentadores, inclusive internacionais, e podem ser aplicados em carros ou motos”, explica.


Segundo ele, as especificações preservam as características e a qualidade do fluido até o momento de sua aplicação, que são também asseguradas por uma embalagem plástica resistente e um selo metálico. “Entre outros diferenciais, os fluidos da Bosch têm alta viscosidade, o que oferece pressão constante do pedal e também demoram mais para ferver, e assim proporcionam melhor desempenho e segurança”, diz. “É necessário verificar o nível do reservatório para que ele não fique abaixo do ideal”, recomenda. Segundo ele, é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo na hora da troca, conforme o manual do fabricante.


Na mesma linha de argumentação, o gerente de Engenharia de Produtos da ZF Aftermarket, Tales Miranda, realça a qualidade como principal diferencial do fluido de freio TRW Varga.

“Realizamos inspeções e testes extremamente rigorosos para garantir que o mesmo produto original seja oferecido ao mercado de reposição”, diz.


“Desse modo, os nossos fluidos evitam a contaminação com água e a corrosão provocada por resíduos nas peças de borracha dos cilindros.” O executivo recomenda a realização de uma troca preventiva uma vez por ano, ao explicar que isso evita a contaminação do fluido com resíduos que reduzem a vida útil de todo o sistema de freio. “Também é sempre bom seguir a orientação do manual do fabricante.”



Aditivos

 


Com o foco agora no sistema de arrefecimento, o gerente responsável pelo Tech Center da Visconde, Idário Nascimento, afirma que o uso dos aditivos nos radiadores reforça a eficácia e a vida útil do motor. “Eles atuam de forma a impedir o superaquecimento do sistema, principalmente nos dias mais quentes, sem contar que também proporcionam economia de combustível e menor nível de emissão de poluentes.” Idário alerta, porém, que o produto concentrado precisa ser diluído, sempre, em água deionizada ou destilada, à venda nas lojas de autopeças, nunca com água de torneira, poços ou rios.


Já o analista técnico da Paraflu, João Carlos Neis, declara que os aditivos reduzem os custos de manutenção e prolongam a vida útil dos diversos componentes do sistema de arrefecimento, como o radiador, bomba d’água e mangotes, além de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Segundo ele, a coloração do produto serve para facilitar a identificação de vazamentos, mas não tem relação com seu desempenho nem atesta sua qualidade.


De acordo com Neis, o período de substituição dos aditivos Paraflu está diretamente relacionado ao tipo específico e à destinação de cada produto. “No caso da linha leve, os prazos são de até um ano ou 30.000 km, nos aditivos inorgânicos, e até quatro anos ou 60.000 km, nos aditivos orgânicos e híbridos.”

SAIBA MAIS
BOSCH
0800 7045446
www.bosch.com.br
ZF TRW
0800 0111100
aftermarket.southamerica@zf.com
VISCONDE
(11) 2487-5000
www.radiadoresvisconde.com.br
PARAFLU
(51) 3635-1837
paraflu.ind.br