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HARMAN, PRONTA PARA INCREMENTAR SEMINOVOS

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HARMAN, PRONTA PARA INCREMENTAR SEMINOVOS

25/11/2016

De acordo com Luciano Sasso, diretor de marketing do maior fabricante de áudio automotivo do mundo, o consumidor tende a investir no veículo atual. A companhia está de olho nessa oportunidade.

 

Por Paulo Carneiro

REVISTA PELLEGRINO Os equipamentos de áudio produzidos pela Harman estão presentes em cerca de 25 milhões de automóveis em todo o mundo. A que o Sr. atribui essa liderança?

LUCIANO SASSO Hoje, somos o maior fabricante de áudio automotivo do mundo, atuando com as marcas JBL, Harman/Kardon e Infinity. A capacidade de inovação, design e a paixão fazem a Harman desenvolver tecnologias e soluções diferenciadas e inovadoras. Esses atributos proporcionam para a empresa importantes parcerias com as principiais montadoras do mundo, como a General Motors, Fiat, Ford, Mercedes-Benz, BMW, Ferrari e Land Rover. No Brasil, dispomos de uma ampla linha de soluções em áudio e a mais completa do segmento automotivo. No total, são mais de 150 produtos disponíveis para atender todas as necessidades dos consumidores brasileiros.

 

RP Qual é o market share da Harman no país, especificamente no aftermarket automotivo, e quais são os planos de crescimento nesse setor?

SASSO Bem, como já disse, somos líderes de mercado no país e temos trabalhado muito, mesmo com o atual ambiente de dúvidas, no sentido de fomentar e desenvolver o segmento. Com a inauguração da planta fabril de Manaus, em 2015, a empresa chancela seu compromisso de investimentos nacionais. Sabemos do potencial do mercado brasileiro e entendemos que os ciclos de baixo desempenho da economia, como o atual, são momentâneos. Por este motivo, mantemos firmes nossas estratégias e convicções. Além disso, temos buscado oferecer uma série de novidades para movimentar o mercado, como a nossa nova linha de amplificadores 100% nacionais JBL BR-A; o JBL Trip – caixa viva-voz bluetooth para carros; os subwoofers importados da JBL, Serie II e Serie III, que contam com a tecnologia exclusiva Harman de seleção de impedância, entre outros.

 

RP Já existem fontes locais de suprimento para a produção dos componentes eletrônicos mais sofisticados ou ainda é necessário recorrer à importação?

SASSO A Harman trabalha com um modelo misto, no qual temos um processo de produção verticalizado. Já temos  alguns fornecedores de componentes eletrônicos homologados no Brasil, mas ainda importamos alguns componentes. Porém, temos como objetivo ampliar a gama de fornecedores nacionais.

 

RP Com uma fábrica em Nova Santa Rita (RS) e outra em Manaus (AM), como a empresa opera em termos de logística? Nesse contexto, como o Sr. vê o papel da distribuição?

SASSO Não há dúvida de que a questão logística representa, sim, um diferencial competitivo frente ao mercado. A Harman do Brasil, por exemplo, que atua não só em todo o território nacional, mas também em países da América Latina, vem trabalhando constantemente na otimização das suas operações logísticas. Realizar as entregas em todos os nossos clientes, dentro dos menores prazos e com custos aceitáveis, é um desafio que buscamos vencer diariamente. Não podemos deixar de destacar a importância dos nossos distribuidores, que exercem um papel fundamental neste processo e levam os nossos produtos para os varejistas e consumidores em todo o Brasil.

 

RP O brasileiro é visto, de modo geral, como um povo alegre e descontraído. Essas características são levadas em conta na produção de som automotivo voltado ao mercado local?

SASSO Sem dúvida. O mercado de som automotivo no Brasil é extremamente peculiar e com características únicas. Por estarmos em um país continental, essas particularidades são evidenciadas nas diversas regiões. O estilo musical e as configurações dos projetos de som do Nordeste, por exemplo, são diferentes dos do Sul, que por sua vez são diferentes do Centro-Oeste, do Sudeste, e assim por diante. Nossas equipes de vendas, marketing e engenharia estão atentas a essas características e tendências que o mercado vem sinalizando para que possamos desenvolver produtos que atendam a todas as demandas, oferecendo sempre a última palavra em sistemas de som automotivo.

 

RP A crise econômica provocou queda na venda de veículos novos, mas aqueceu a área de usados. De que forma essa situação afeta o aftermarket automotivo? 

SASSO De fato, sabemos que o momento atual leva os consumidores a manter o seu veículo em atividade ou optar por um seminovo. Por possuir um portfólio completo, a empresa sempre soube se adaptar aos ciclos econômicos, sendo esta uma grande virtude da Harman. Observamos esse cenário como uma oportunidade e estamos preparados para atender às demandas que venham a surgir.

 

RP Como estão estruturados os serviços de garantia e pós-venda? Quais são os diferenciais da Harman nessa área também estratégica?

SASSO Quando se fala em som automotivo, a Harman do Brasil possui a maior rede de assistência técnica do país, que é nosso diferencial quando falamos em respeito ao consumidor. O Serviço de Atendimento ao Cliente da JBL funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, horário de Brasília, exceto em feriados nacionais. Temos uma equipe dedicada e extremamente qualificada para atender a todos os nossos consumidores. Para viabilizar nosso atendimento, disponibilizamos vários canais de comunicação, dentre eles a linha direta 0800-514-161; o e-mail técnica@harman.com; o site www.jbl.com.br; assim como a Rede de Assistências Técnicas, que pode ser consultada no próprio site da JBL.

 

RP Por se tratar de tecnologia sofisticada, o som automotivo exige treinamento e atualizações. De que forma as informações chegam ao lojista?

SASSO A Harman sempre foi reconhecida pelo mercado pela atenção e assistência dada para todos os seus clientes e consumidores. Temos um programa de treinamento com foco em diferentes públicos: lojistas, instaladores, vendedores, entre outros. Como forma de aperfeiçoar esse trabalho, estamos estendendo o programa também para países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai, por exemplo.  Além do nosso programa de treinamentos, estamos desenvolvendo novos canais de comunicação que facilitem nosso contato com o lojista, como as redes sociais, a assessoria de imprensa, a Rede de Assistências Técnicas e os representantes.

 

RAIO-X HARMAN

Produtos: itens de som automotivo, como alto-falantes, subwoofers, amplificadores e processadores digitais

Faturamento global (2015):

U$ 6,5 bilhões

Colaboradores: 28.000 no mundo; 800 no Brasil

Operações: plantas na Europa, Ásia, EUA e América Latina. No Brasil, tem unidades em Nova Santa Rita (RS) e Manaus (AM)

Mais informações:

www.harmandobrasil.com.br