Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

FEIJÃO TROPEIRO

FEIJÃO TROPEIRO

25/11/2016

Receita de um profissional corajoso que não mediu esforços para abrir seu próprio negócio em Jaboticabal (SP). Que vai muito bem, obrigado

Por Paulo Carneiro

 

A formação de uma empresa sólida requer uma boa carga de coragem, intuição e preparo. Em certa medida, todos esses elementos estão presentes na trajetória de Anderson Willian Fracone, sócio-proprietário da Global Auto Peças, em Jaboticabal (SP), a 370 km da capital. Apaixonado pelo negócio de autopeças, Anderson trabalhou durante 17 anos em outro estabelecimento do ramo, onde adquiriu experiência e construiu ampla rede de relacionamentos.

Cauteloso, mas determinado, em 2010 fez um acordo com o patrão e deu finalmente o passo decisivo ao abrir sua loja. “No início, foi estranho porque os clientes demoravam a aparecer, mas felizmente era só impressão. Pouco a pouco, com a divulgação, começamos a ficar conhecidos, formando uma boa clientela”, afirma. “De qualquer forma, nunca perdi a confiança, pois contava com apoio de amigos e de bons fornecedores.” Segundo Anderson, no começo, o principal obstáculo talvez tenha sido a inadimplência, mas ele tirou de letra. “Pensando bem, enfrento esse tipo de problema até hoje”, diz, com um sorriso descontraído.

Brincadeira à parte, o fato é que a Global Auto Peças se consolidou rapidamente em seus primeiros anos, obrigando o empresário a procurar um espaço mais amplo.

“A loja ficou pequena e o galpão já não tem condições de acomodar o estoque. Ficou tudo muito apertado.” Com os olhos voltados para o futuro, ele decidiu construir uma sede própria, mais moderna e espaçosa, a ser inaugurada ainda neste ano. “Isso me permitirá ter à disposição uma maior gama de peças e acessórios”, afirma. A nova loja terá 450 m2 de área, o dobro da atual.

De bem com o mercado, Anderson afirma que a experiência adquirida conta muito na hora de selecionar os itens afinados com o perfil do consumidor local. “Nossa meta é oferecer produtos de primeira qualidade, a preços justos, as melhores condições de pagamento e um bom serviço de entrega.”

Torcida

A falta de espaço, no entanto, nunca impediu que rolasse um churrasco, de vez em quando, com amigos e funcionários. Nessa hora, não se fala de trabalho, até porque o Corinthians acaba roubando a cena. “O Timão é uma das minhas paixões”, diz. A loja tem uma equipe de dez funcionários e é a mesma desde o início. “Também estão comigo meu irmão, Lucas, e minha esposa, Regiane, que cuida de questões burocráticas”.

Ingredientes

» 500g de feijão carioquinha cozido

» 200g de toucinho de boa qualidade

» 1 concha de óleo de canola

» 1 cebola média picada

» 4 dentes de alho

» 5 ovos

» 1 colher de sopa de sal com alho

» Cheiro verde a gosto

» 200g de farinha de mandioca

 

Preparo

Coloque o óleo numa panela e deixe a cebola dourar lentamente. Em seguida, acrescente o bacon e frite-o, também lentamente, de maneira uniforme. Adicione o alho, o sal e os ovos, misturando com cuidado para que os ingredientes não se despedacem muito. Refogue o feijão, baixe o fogo, misture aos poucos a farinha e o cheiro verde. Como acompanhamento, arroz branco e bisteca de porco.