Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

EMPRESAS FEITAS PARA DURAR MUITO

EMPRESAS FEITAS PARA DURAR MUITO

25/11/2016

Por Antonio Carlos

Tempos atrás, era comum referir-se a uma criança talentosa e esforçada –atenta, estudiosa, inteligente e o que mais de bom pudermos imaginar– como sendo “de ouro”. “Esse menino é de ouro”, diziam pais orgulhosos. E a coisa ficava ainda melhor quando o rebento era comparado à mais nobre das pedras preciosas, o diamante. “Essa nossa filha é um verdadeiro diamante.”

A Matéria de Capa desta edição resgata o termo “diamante” para aplicar às nossas empresas longevas, aquelas que duram muito, com algumas décadas de existência.

A reportagem procura esclarecer como negócios –algumas vezes, saídos “do nada”– conseguiram avançar tanto no calendário sempre com ar jovial e moderno.

É óbvio que tomar ao pé da letra a comparação da longevidade de empresas com 50, 60, 100 anos de vida com a de diamantes, que podem ter muitos milhões de anos, é um flagrante exagero.

Mas o que interessa aqui é observar que não foi por obra do acaso que essas empresas –assim como os diamantes– conseguiram chegar tão longe. Houve, isto sim, persistência impressionante tanto do torrão de grafite que teve de suportar pressão terrível sob a terra para se tornar o brilhante, quanto do ser humano que um belo dia pretendeu construir com sua empresa algo muito útil, necessário e relevante para a vida de pessoas, comunidades, outras empresas e até para seu país.

E tome, no caso das empresas, planejamento, olhos atentos para o mercado, muita qualidade no relacionamento com clientes e fornecedores e grande capacidade de se reinventar quando necessário.

É possível que você que está nos lendo neste instante seja um desses incansáveis empreendedores à frente de um negócio longevo. Ou, quem sabe, seja alguém com a pretensão de fazer com que sua empresa ainda jovem atravesse o tempo e se perpetue como referência em seu mercado.

Nós, da Pellegrino, que completa 75 anos em outubro, sabemos muito bem como é gratificante desejar chegar tão longe e efetivamente chegar. E aqui continuaremos à sua disposição para, no que depender da gente, você chegar lá.

Boa leitura!

Antonio Carlos de Paula,

Diretor de Vendas e Marketing

antonio.depaula@pellegrino.com.br