Consulte o acervo da Revista Pellegrino utilizando a busca.

AMIGÃO INSEPARÁVEL

AMIGÃO INSEPARÁVEL

06/05/2015

Hoje em dia, é inimaginável fazer uma viagem, curta que seja, sem ter à mão um nom aparelho de áudio e, de preferência, que inclua GPS e esteja conectado ao smartphone por bluetooth. Saiba mais sobre esse fantástico mundo dos acessórios.

Por Paulo Carneiro

Com o avanço da tecnologia, os acessórios passaram a ser companheiros inseparáveis do motorista, tanto nas viagens de longa duração quanto na monotonia do trânsito nas grandes cidades. Se você é do tipo que não consegue ficar sem ouvir os sucessos do momento, usar o GPS ou utilizar o telefone celular via bluetooth, está na hora de saber mais sobre o que se passa nesse mundo fantástico. Além das vantagens já citadas, pense também no conforto e no entretenimento dos passageiros, que poderão curtir momentos inesquecíveis enquanto você dirige. São muitas as opções existentes no mercado, mas vale a pena ouvir a palavra de quem entende do assunto antes de fechar negócio.
 
Segundo o gerente nacional de vendas da JVC Kenwood, Walter Sitta, um número cada vez maior de pessoas busca a instalação dos acessórios no veículo, como uma espécie de síndrome da modernidade. “Atualmente, o sistema de som automotivo é fundamental para o conforto e também se destaca entre os chamados objetos do desejo do brasileiro”, brinca, ao acrescentar que todos os caminhos estão abertos para essa conquista.
De acordo com Sitta, mesmo que um sistema não inclua DVD ou tela, os modelos atuais oferecem recursos avançados, não só relativos à qualidade de som, segurança e conveniência do bluetooth, como também a flexibilidade de comunicação com os smartphones. “Isso pode proporcionar o controle eficiente de todos os dados armazenados nos smartphones, como músicas, agendas de contato, assim como a utilização de APPs que oferecem recursos inteligentes”, pondera. Um dos exemplos citados é um aplicativo que permite a reprodução do estilo de música de toda a base de dados, no ritmo e no estado de espírito definido pelo usuário. “Caso esteja com a namorada ou esposa, você poderá selecionar ‘estilo romântico’ e apenas as músicas com essa definição é que serão executadas”, afirma. “Da mesma forma, se você estiver com os amigos em ambiente agitado, poderá selecionar um estilo mais ‘agressivo’, como rock ou pop.”

Multimídia
Walter Sitta explica que os DVDs, em geral com telas de 6” ou 7”, são popularmente conhecidos como multimídia, já que agrupam uma imensa variedade de funções. “Essa é a denominação apropriada, pois ali temos opções de imagem/vídeo, além da execução de tudo que podemos utilizar em um player básico, sem contar as operações de DVD propriamente, além de câmeras, TV, GPS, e os APPs de smartphone com imagem.” Sitta adverte, no entanto, que é necessário escolher um produto de qualidade comprovada a fim de evitar fustrações e os prejuízos embutidos nos produtos de segunda linha. “A qualidade de construção, durabilidade, acabamento merecem ser levados em conta, como a credibilidade do fabricante.” Segundo Sitta, é importante checar se a empresa realmente entrega o que promete, seguindo as especificações técnicas divulgadas, e se, na prática, o aparelho funciona exatamente como foi anunciado na propaganda. “Parece estranho chamar atenção para isso, mas invariavelmente encontramos produtos de marcas não consagradas que prometem alguns recursos que, ou não existem, ou não funcionam, ou até, em alguns casos, não possuem exatamente os ‘valores’ que foram listados.”
 
O gerente afirma que as empresas reconhecidas pela qualidade geralmente desenvolvem tecnologia, ou “inventam tendências”, de forma que sempre oferecem os recursos mais atuais e de melhor performance. “Na Kenwood, nossa preocupação é não só com a reputação da marca, mas também com a satisfação do consumidor, ao qual oferecemos serviços de pré e pós vendas adequados, rede de assistência técnica nacional e SAC.”
 
Também familiarizado nos avanços tecnológicos do mercado automotivo, o gerente de aftermarket da Pósitron, Alexandre Jordão, afirma que os acessórios estão entre as prioridades no momento da compra do automóvel, sendo que os equipamentos de áudio são os mais visados pelos motoristas. “O mercado conta com diversos modelos que proporcionam conforto, entre os quais equipamentos com sintonizador de TV Digital e conexão com iPod/iPhone”, declara. “Alguns modelos da Pósitron contam com entrada para a câmera de ré, oferecendo segurança e comodidade aos condutores na hora de estacionar o veículo.” Segundo Jordão, a mais recente tendência do mercado é o conceito de “mirror link” de conectividade, que permite que o aparelho de som passe a funcionar como uma plataforma para conectar o celular ao veículo. “Dessa forma, todo o sistema do telefone, como o de navegação, aplicativos, músicas, entre outros, é “refletido” no aparelho de áudio do automóvel.”
 
O gerente também recomenda ao consumidor que só aceite produtos de marcas reconhecidas no mercado por sua tecnologia e qualidade. “Dessa forma, ele evitará manutenções constantes no aparelho, mantendo assim a qualidade do áudio e dos acessórios utilizados, como pendrive, CD e cabo USB”, diz. “A Pósitron é uma das principais fabricantes de som automotivo do mercado e une tecnologia, qualidade e design diferenciado em seus produtos.” Como dica final, Jordão recomenda cuidado ao atravessar ruas esburacadas ou vias de paralelepípedos. “Isso evita que a reprodução de músicas ou vídeos seja interrompida pelas vibrações e prolonga a vida útil do equipamento.
 
SAIBA MAIS
 
JVC KENWOOD DO BRASIL
(11) 0800 771 7250
www.jvc.net/br
 
PÓSITRON
0800-7751400